Cartel de empresários dos transportes: o que tenho a ver com isso?

A palavra “Cartel” esteve presente nos últimos noticiários ligados a transporte público na cidade de São Paulo. Procurando no dicionario sobre o termo, encontramos: “Acordo comercial entre empresas, que se organizam numa espécie de sindicato para impor preços no mercado, suprimindo ou criando óbices à livre concorrência”. Confesso que este tipo de acordo, ainda que seja errado, não me causa estranheza, já que sou Brasileiro, não desisto nunca, e já estou acostumado a ligar políticas públicas a corrupção. Bem, aí que mora o perigo.

O grande acordo esta presente em todas as esferas políticas, mas você deve se perguntar o que o usuário tem haver com isso, já que seria natural que empresas usassem destas artimanhas pata obter o maior lucro.

O grande problema, é que o esquema entre empresas que operam linhas de ônibus, ou participam da construção de linhas de Metrô/Trem afetam diretamente a vida de milhões de pessoas. Dou exemplo: Em São Paulo, se sabe as viações de ônibus estão na mão de poucos empresários. O problema foi admitido pelo próprio secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto: “Quem conhece o transporte sabe disso. Em São Paulo, por ser o maior sistema, eles acabam sendo mais fortes”. Ele que foi co-responsável por dar continuidade aos mesmos grupos de empresários la na gestão Marta Suplicy, onde foi licitado as empresas que estão operando o sistema de ônibus atualmente, agora se queixa, dizendo que existe uma grande dificuldade em lidar com as empresas de transporte e não há alternativas na prestação deste serviço.

2128135210

Casos de cartel não são exclusivos desta ou daquela administração. Recentemente vazou o suposto envolvimento de altos funcionários dos governos Mário Covas, e Geraldo Alckmin. Neste caso, além da CPTM são investigadas as empresas Siemens (Alemanha), Alstom (França) e CAF (Espanha) que ao lado de outras 10 fornecedoras, duas delas brasileiras, foram citadas como integrantes de cartéis que visavam superfaturar em 20% preços de obras e serviços nas áreas de metrô, ferroviária e hidrelétrica em depoimento voluntário de executivos da Siemens ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Banco Central.

11245404

Se existe ligação entre as empresas e o governo, a investigação deve responder, mas é claro que a verba destinada para ampliação, e modernização da malha metroferroviária não foi bem aplicada.

O interesse privado não pode ser maior que o interesse público, e a mobilidade urbana é um tema que influencia na vida de todos os cidadão, seja quem possui carro, quem anda de ônibus ou de bicicleta.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.