Divulgado ranking das empresas de ônibus mais mal avaliadas de São Paulo

Imagem de José Euvilásio do blog Linha Circular (http://linhacircular.wordpress.com/)

O assunto transporte coletivo esta na ordem do dia, seja pela sua ineficiência aliada a cara tarifa que a população paga para usa-lo. Foi um dos motivos que levou milhares de pessoas a protestarem nas ruas. O tema mobilidade puxou todos os outros protestos em uma país que antes era conhecido internacionalmente como acomodado e mais ligado a assuntos supérfluos, como a novela das oito ou sobre o clássico de domingo do futebol.

Com esta pressão, a prefeitura de São Paulo esta mais atenta a este serviço prestado. Pressionada pelo Ministério Público, a SPTrans formulou um ranking de como este serviço esta sendo prestado. A lista foi divulgada pelo portal iG. Foram divididas entre as empresas permissionárias e concessionárias. Para chegar a este ranking, as empresas foram classificadas de acordo com o número de reclamações recebidas em relação ao volume de passageiros transportados.

As reclamações mais comuns são: superlotação, comportamento inadequado dos condutores, falta de paradas nos pontos, intervalo excessivo entre ônibus da mesma linha, más condições dos pontos e não realização de partidas.

Quem encabeça a lista, para surpresa de muitos inclusive a minha, é a Expandir – que pertence ao Consórcio Plus. A empresa que já operou trólebus, é responsável por levar a população da zona nordeste (entre a zona leste e a cidade de Guarulhos) para o centro. A viação do grupo Ruas teve uma média de 112 denúncias por mês no ano passado, segundo o levantamento. Este ano, o pico de queixas foi em janeiro (214). Em abril, o número caiu para 59 e voltou a subir para 120 em maio, longe da meta de 31 queixas mensais estipulada pela SPTrans.

Imagem de José Euvilásio do blog Linha Circular (http://linhacircular.wordpress.com/)
Imagem de José Euvilásio do blog Linha Circular

A Oak Tree (Consórcio Sudoeste) ganhou medalha de prata em serviços ruins, apresentando média de 88 reclamações no ano passado, pico de 155 queixas em março deste ano e meta de 28. Na sequencia ficou com a Novo Horizonte (Consórcio Leste 4), com média de 1072 reclamações em 2012. Como é uma das maiores frotas da cidade, a meta é que as reclamações mensais não passem de 262.

Na outra aparece empresas que prestam serviços na zona sul da cidade, como a Transkuba, a concessionária mais bem avaliada. Atuante na região sudoeste, sua meta é de 117 reclamações por mês, mas em maio último ela havia recebido 104 queixas. Ela é seguida pela Gatusa e Campo Belo.

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Imagem de Leandro Matos, do site “Ônibus Brasil”

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O levantamento foi organizado pela SPTrans, que desde o dia 28 de junho se comprometeu a se reunir uma vez por mês com o Ministério Público e com representantes das concessionárias e permissionárias para debater as queixas e traçar soluções para melhorar o transporte público. “A intenção é reduzir as reclamações ao longo do tempo”, afirma o promotor Saad Mazloum, que participou do encontro. “As companhias se comprometeram a apresentar soluções para as queixas mais frequentes.”

Veja a lista divulgada pelo Ig:

Concessão:

Expandir
Oak Tree
Novo Horizonte
VIP ´
Ambiental
Via Sul
VIP
Sambaiba
Transppass
Mobibrasil
Gato Preto
VIP
Santa Brígida
Cidade Dutra
Tupi
Gato Preto
Campo Belo
Gatusa
Transkuba

Permissão:

Nova Aliança
Fenix
Nova Aliança
Fenix
CooperLíder
Unicoopers
Transcooper
Transcooper
CooperPam
Transcooper
Cooperalfa
Coopertranse
Associação Paulistana
CooperPam

Com as informações de IG

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.