Com um lucro líquido de R$ 403,5 milhões no terceiro trimestre de 2013, um crescimento de 27,4% contra um ano antes, o grupo CCR esta de olho em mais uma linha de Metrô, a 6-Laranja, que vai ligar em sua primeira fase a Brasilândia até a estação São Joaquim, cujo a licitação deve ocorrer nesta semana.
“Nós devemos participar [da licitação]”, disse Arthur Piotto, diretor financeiro e de relações com investidores da CCR ao Jornal Valor Econômico. Arthur não quis dar detalhes de qual ramal se refere, mas tudo indica ser o laranja. Segundo ele, as mudanças feitas pelo governo estadual em relação à modelagem da concessão foram positivas. A ultima tentativa de lançamento do edital não teve interessados, então o governo cedeu, e parece que a empresa gostou das mudanças.
A CCR é a responsável pela ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela do Metrô Paulistano. Mas, não é o ramal sua principal fonte de receita. O movimento de veículos nas estradas administradas pelo grupo foi o principal gerador de faturamento. O tráfego cresceu em um forte patamar de 7,4% contra o ano anterior. “Desde abril, houve uma aceleração que se confirmou nos meses seguintes”. O Metrô vem logo em seguida na lista, seguido da STP (sistema de pagamento de pedágio).
O Governo Paulista deve contratar uma PPP (Parceria Publico-Privado) para construção e operação da Linha 6-Laranja. Será uma PPP inédita no país, já que no caso da Linha 4, o governo bancou dois terços das obras. Em seguida, a Linha 18-Bronze e 20-Rosa também deve seguir o mesmo modelo.
Deixe uma resposta