Já pensou em um GPS feito exclusivamente para ciclistas e ainda de quebra que oriente os pedalantes a irem em rotas onde é menor a presença de outros veículos maiores? Não, não é invenção minha, o produto já existe e ainda não tira a atenção do ciclista. Explico:
Ele é controlado por smartphone, emite sinais luminosos que indicam a rota mais segura a ser seguida, levando em consideração informações mais intuitivas, já que o dispositivo compartilha, em tempo real, informações dos trajetos mais confiáveis nos aplicativos direcionados para ciclistas – como o Strava e o MapMyRide, disponíveis para iOS e Android.
Quem criou essa engenhoca foram os designers Piet Morgan, Laurence Wattrus e Raveen Beemsingh, que batizaram a criação de Hammerhead (livremente traduzido para “martelo”, devido ao seu formato). O produto já está a venda custando cerca de 78 dólares (algo em torno de 180 reais), podendo ser comprada via web.
Conforme relatei no começo do texto, o GPS aumenta a segurança dos ciclistas por dois motivos: primeiro, seu funcionamento é mais preciso que as versões comuns, orientando os trajetos mais seguros, com menor presença de automóveis e pedestres; Além disto, porque é possível consultá-lo sem desviar a atenção do trânsito, uma vez que fica instalado no guidão.
“O Hammerhead é uma ferramenta inteligente e muito atraente para orientar quem anda de bike. Você absorve a informação que precisa com seus próprios olhos, sem desviá-los da via. Com funcionamento muito simples, o aparelho permite que você descubra o mundo que cerca a sua bicicleta, crie as melhores rotas, compartilhe-as com a comunidade, elabore competições, ou, simplesmente, aproveite o passeio”, descrevem os designers na página do produto.
Deixe uma resposta