O Governador Geraldo Alckmin acha que o povo ainda acredita em suas promessas. A bola da vez agora é a linha 17-ouro. Seu primeiro trecho, que ligará a estação Morumbi, da CPTM, ao Aeroporto de Congonhas foi inicialmente prometida para a Copa de 2014. Agora já se fala em 2015.
Depois desta etapa, a linha ainda terá mais duas: um trecho que sairá da estação Morumbi, chegando à estação São Paulo-Morumbi da linha 4-amarela (por coincidência esta estação já esta com cronograma atrasado e só ficará para 2015) e o outro trecho na outra ponta que chegará à estação Jabaquara, da linha 1-Azul. Com todo histórico de atrasos do Metrô, não creio que tudo será entregue antes de 2020.
Pois bem, mesmo com toda essa situação constrangedora da linha 17, o Governador agora já promete um quarto trecho, que sairá da Estação Jabaquara e chegará à Diadema.
O Governo de São Paulo discutirá com o Consórcio, nos próximos 30 dias, “o melhor trajeto, o mais rápido, a melhor alternativa”. “A ideia definida é Diadema com Metrô ligado à (estação) Jabaquara. Não vai ser preciso (o munícipe diademense) ir para São Bernardo. Vai direto para São Paulo”, projetou Alckmin.
A opção mais fácil seria prolongar a Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). “Mas o problema é que já está sobrecarregada. Vamos dar opção melhor, que é a (extensão da) Linha 17-Ouro, que é o monotrilho do aeroporto de Congonhas. Pega o monotrilho em Diadema, vai para o aeroporto direto. Se quer ir para o Ibirapuera, pega a Linha 17-Ouro e vai para a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com acesso à rede de hospitais. Quer ir para o (estádio do) Morumbi? Vai direto. Se quiser ir para a (estação da) Luz, desce na Linha 1-Azul e vai para a Luz. Distribui melhor”, discorreu.
Se esse trecho um dia sair do papel e sendo otimista, eu acho que ficará pronto em 2030. E você?
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