Prefeitura descredencia viação Itaquera Brasil, que operava na zona leste de SP

1034827A Viação Itaquera Brasil, antiga Novo Horizonte, do Consórcio Leste 4, está fora dos sistema paulistano de ônibus. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), descredenciou nesta sexta-feira (11) a empresa depois da nova paralisação. A viação prestava serviços em 24 linhas com 288 ônibus.

A antigo Novo Horizonte acumulou altas multas, atrasos nos salários e foi até alvo de ação civil pública. A empresa deve ser substituída momentaneamente por várias outras até que uma companhia assuma os serviços de maneira fixa. Mas, o clima deve esquentar já que os funcionários da Itaquera Brasil prometem impedir a circulação de outros ônibus.

Segundo informou o SPTV, da Rede Globo, o representante da empresa Gérson Adolfo, afirma que a Itaquera/Brasil operava no vermelho desde março de 2012 e que pediu um reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, mas não foi atendida pela SPTrans. Adolfo afirmou que a empresa perder passageiros após a Prefeitura restringir caminhões na Marginal Tietê e eles lotaram a Avenida Jacu-Pêssego, diminuindo a velocidade dos ônibus. Segundo ele, o número de passageiros diários caiu de 480 mil para 420 mil.

A Viação Itaquera Brasil foi é considerada pela SPTrans a pior empresa da Capital Paulista.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.