Serviços de atendimento ao usuário do Metrô esbarram na falta de sinal do celular

A woman uses her mobile device May 25, 2010 in New York. AFP PHOTO/Stan HondaQuem usa o Metrô de São Paulo repara que existem anúncios do SMS denúncia fixados, orientando o usuário a mandar mensagens via celular, caso presencie alguma irregularidade. Outro canal bastante difundido é o atendimento nas redes sociais, o chamado Sac 2.0 através de perfis oficiais da companhia no twitter e no facebook.

Mas, se você precisar utilizar um destes canais, pode ficar na mão: são muitas as áreas de sombras na estações e tuneis do sistema metroviário de São Paulo. Tratam-se de regiões que o sinal 3G simplesmente não funciona. Nesta semana ao utilizar a Linha 1-Azul, meu aparelho não tinha sinal 3G na estação Conceição. Só consegui mandar as mensagens na estação São Joaquim, quando saí do sistema.

O problema não é tão simples quanto parece. Os usuários não deixaram apenas de ter acesso ao Facebook o Whatsaap, por exemplo. Em caso de emergência, o usuário poderá se ver isolado, e ter que esperar encontrar algum funcionário da empresa. No entanto, a companhia não dispõe de efetivo de seguranças em todos os trens e estações.

Na ultima quarta-feira a usuária Vivi Batizellicontou que seu marido presenciou uma briga dentro de um trem, mas por estar sem sinal de celular não pode avisar o Metrô.

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Quando questionei o Metrô, se tinha alguma ação junto as operadoras para reverter este problema, a companhia foi bem objetiva: “a responsabilidade pelo sinal é das operadoras”. Já as operadoras não responderam meu chamado. #Chatiado.

Conseguem imaginar o quão agradável será receber turistas da copa do mundo de 2014 com este belíssimo sinal de celular?

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.