Após os protestos que tomaram as ruas de muitas capitais brasileiras, o governo federal anunciou um pacote de investimentos como resposta ao movimento. Então, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 50 bilhões para financiar obras de mobilidade em cidades com 700 mil moradores ou mais.
No entanto, muitas cidades interessadas na verba não tinha condições de recebe-las por falta de projeto. Muitos municípios até tinham projetos, porem apresentavam erros já que tinha sido feitos as pressas.
Agora o Governo Federal mudou os critérios para liberação de verbas para financiamento de obras de mobilidade urbana, onde as cidades que possuam entre 400 mil e 700 mil habitantes poderão ser contempladas.
A verba poderá ser usada para mais 26 municípios com um total disponível para financiamentos de R$ 21 bilhões, entre elas Oito capitais: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Vitória (ES), Proto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), Cuiabá (MT) e Boa Vista (RR).
Já no estado de São Paulo, podem ter acesso aos financiamentos municípios como Sorocaba, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
Em Minas Gerais, as cidades que podem ser contempladas são Contagem, Uberlândia e Juiz de Fora.
Em Pernambuco, os novos critérios permitem que Jaboatão dos Guararapes pleiteie os recursos desde que tenha projetos de mobilidade urbana.
Deixe uma resposta