Ciclista enfrenta motorista que queria trafegar por ciclovia em Higienópolis

Não acabou a polêmica envolvendo mobilidade com o bairro de Higienópolis. Primeiro foi a declaração de uma moradora onde foi dito que uma nova estação de Metrô traria “gente diferenciada”. Depois foi a vez do candidato a vice presidente da Republica, Aloysio Nunes na chapa de Aécio Neves (PSDB), que afirmou que a medida era um “delírio autoritário”. Claro que este pensamento pró-carro não é unanimidade dos moradores desta região.

Agora o novo caso é de uma ciclista que enfrentou uma motorista, esta ultima que queria trafegar pela ciclovia na esquina da Avenida Angélica com a Alameda Barros. O registro foi feito pelo músico Sérgio Gonçalves quando passava pelo local. Sérgio viu a ciclista com sua bike em frente ao carro. O vídeo foi disponibilizado nas redes sociais:

Com vaias e vencida pela persistência da ciclista, a motorista deixou o local pela via de rolamento. Talvez a motorista não saiba, ou não queira saber, mas o espaço determinado da ciclovia é assegurado por lei. Alguns moradores da cidade desrespeitam a medida pelo pretexto de que a rua é pública. Partindo deste principio o motorista do carro esta totalmente errado, uma vez que os veículos ocupam a maior parte do viário (cerca de 80%), porem transportam um número menor de pessoas (20% aproximadamente). Se a rua é de todos, então podem andar pelas vias o carro, a bicicleta, o ônibus e a moto. Nosso código Brasileiro de trânsito prevê que toda via tenha seu espaço destinado ao ciclista. Então a implantação da ciclovia nada mais é que assegurar que a lei seja cumprida.

A cidade de São Paulo possui 17 mil Km de vias. A medida da prefeitura contempla 400 Km de ciclovias, porém sempre usando as faixas de estacionamento. Ou seja, os carros não perderam faixas de rolamento. Imagine se tivessem perdido…

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.