Já é do conhecimento de todos a tecnologia dos ônibus elétricos à bateria ou supercapacitores, que podem ser uma das soluções na adoção de meios sustentáveis para o transporte. A adoção deste tipo de veículo ainda é tímida no Brasil, ainda que o Governo Federal estude reduzir a tributação sobre veículos com este tipo de tração.
Por outro lado, a China como em muitos outros aspectos, sai na frente na adoção dos veículos elétricos. De acordo com o relatório “Bus Electric Industry“, dos 500.000 ônibus existentes no país, pelo menos 80 mil sejam dotados de um destes modelos elétricos.
O volume de vendas de ônibus elétrico atingiu 27.000 veículos em 2014, representando um crescimento de 160,3% em relação ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2015 foram vendidos aproximando 20.000 veículos. Espera-se que até 2020, o país atinga a marca de 300.000 ônibus elétricos.
Atualmente o governo chinês subsidia o transporte por ônibus movidos à diesel e diesel-elétrico. Mas, as autoridades locais já anunciaram que irão gradualmente reduzir o aporte financeiro aos combustíveis tradicionais, e migra-lo ao modelo elétrico. Trata-se de medidas para a reduzir os altos índices de poluição existentes.
Entre as empresas que disputam o mercado estão a Yutong Bus, Xiamen King Long Grupo Motor, BYD, Nanjing Golden Dragon Bus e Zhongtong Bus.
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