Novo modelo de trem metropolitano entre em operação em Tóquio

Nesta semana o passageiro de trem de Tóquio vai contar com um novo trem. A composição produzida pela J-TREC deve substituir as antigas séries E231-500, em uso desde 2002. O trem deve operar em uma linha metropolitana.

O novo trem é formado por 11 vagões, sendo seis deles motorizados e outros cinco reboques, e são constituídos por aço inoxidável e um novo sistema de fechamento de portas, mais seguros ao passageiro.

A composição pode chegar a velocidade de até 120 km/h, e possui sistema de monitoramento de condição em tempo real e diagnósticos, com dados operacionais continuamente sendo relatado para o centro de controle.

O salão é equipado com iluminação de LED, inclusive com monitores que devem exibir propaganda. Os assentos são 460 mm de largura, cerca de 10 mm mais larga do que os atuais.

A linha ferroviária que o trem deve prestar serviço é denominada Yamanote, que alimenta a rede metroviária de Tóquio, esta que por sua vez possuí 13 linhas, 282 estações em 286,2 quilômetros de extensão.

toquio

toqioo2

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.