O Muni Metro de São Francisco

No sexto e último capítulo da Série “São Francisco/San Diego” vamos falar sobre o chamado “Muni Metro”, na cidade de São Francisco. Nas postagens anteriores, o blogueiro Caio Lobo trouxe relatos de sua experiência com os sistemas de transporte das duas localidades. Neste texto, completamos a análise deste panorama em parte da Califórnia com dados divulgados pelas estatais.

Integração entre o Muni Metro e o sistema BART | Foto: Caio Lobo
Integração entre o Muni Metro e o sistema BART | Foto: Caio Lobo

O sistema nada mais é que uma rede de Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT), com a singla LRT (light rail transit), sendo uma evolução e aproveitamento da malha de bonde criado em 1990, e atualmente administrado pela “San Francisco Municipal Transportation Agency” (SFMTA), divido em sete linhas, com nove estações subterrâneas e 24 na superfície. A malha possui ao todo 115 quilômetros.

Estação Subterrânea do Muni Metro
Estação Subterrânea do Muni Metro

Diferentemente como na maioria dos sistemas de VLT, parte dos trajetos é feito em tuneis. A média diária de passageiros antedida é de 128.500 passageiros, sendo o terceiro sistema de Metrô Leve mais movimentado dos Estados Unidos. Sua frota é composta por 151 veículos.

VLT na superfície
VLT na superfície

Estudos seguem no sentido de expandir a rede, parte deles com financiamento federal, sobretudo na área central da cidade, com previsão de operação em 2019.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.