Com manutenção barata, Porto Alegre quer mais ônibus elétricos

A cidade de Porto Alegre pode ganhar novos ônibus elétricos, além dos três que operam na capital gaucha. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, Vanderlei Cappellari, diz que avalia promover uma concorrência pública para adquirir novos veículos.

“Vamos discutir junto ao prefeito a possibilidade de lançar uma licitação para a compra de mais veículos como esse. Até o momento, todos os testes indicam que isso acontecerá, pois eles têm autonomia suficiente para rodar um dia inteiro, sendo o desempenho elétrico superior aos comuns. Eles também exigem menos manutenção e têm maior durabilidade, de cerca de 15 anos”, explica.

Caso o projeto se torne realidade, os ônibus devem rodar em linhas circulares. “Após o relatório entregue pela Carris sobre a avaliação técnica, definiremos a viabilidade econômica. A intenção é iniciar o uso nas linhas circulares”, diz Vanderlei.

Já o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, afirma ter ficado surpreendido com os resultados dos ônibus elétricos. “Inicialmente, avaliamos o desempenho do coletivo produzido na China, que tinha sete anos de uso, e ficamos surpreendidos positivamente. Os técnicos da Carris visitaram empresas lá com até 700 veículos para ver como funcionava e isso é uma tendência mundial, pois eles não emitem poluentes”, contou Sérgio.

Com as informações de Jornal do Comercio

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.