Atualizado em 18/07/2016 às 11h02
Foi aprovado pelo Condephaat, a instalação de um túnel de ligação entre as estações Luz e Júlio Prestes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A companhia, no entanto, não da prazos para execução da obra, e quais caraterísticas terá a ligação.
Mas a noticia acende de volta uma discussão sobre uma ligação entre as duas estações, sem que o passageiro tenha que se deslocar até Palmeiras-Barra Funda para ter acesso entre as Linhas 8-Diamante e 7-Rubi ou 11-Coral.
Em meados de 2000 o Governo do Estado lançou o programa “Integração Centro”, onde era previsto um túnel de integração entre as duas paradas centrais.
Em reportagem no jornal “Folha de São Paulo“, a CPTM não fala se a obra vai beneficiar uma possível interligação gratuita aos passageiros. Apenas informa que o caminho terá 250 metros de extensão, e a companharia os trilhos até o estacionamento da Sala São Paulo, e que a medida estimularia o uso do transporte público na região.
Em nota ao Portal Via Trolebus, a CPTM diz que se trata de um estudo preliminar. Confira:
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que o estudo preliminar do caminho entre a Estação da Luz e a Sala São Paulo é uma iniciativa que visa democratizar o acesso aos bens culturais, por meio do transporte público.
Assim como acontece nos mais modernos centros culturais do mundo, o estudo indica que é possível oferecer ao usuário da CPTM acesso mais rápido, seguro e confortável à Sala São Paulo e a outros espaços culturais do entorno, como a Escola de Música Tom Jobim, a Estação Pinacoteca, o Memorial da Resistência e o Sesc Bom Retiro.
Ainda não há nem projeto básico sobre esta possível intervenção, que tem o objetivo de permitir que os usuários de trem também acessem os bens culturais com a mesma facilidade daqueles que usam transporte individual.
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