Chineses estariam interessados em TAV Brasileiro

Chineses estariam interessados em investir no projeto de Trem de Alta Velocidade Brasileiro. Quem diz isso é o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang que, em reunião com o presidente em exercício Michel Temer, confirmou a intenção das empresas na ferrovia entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

São estimados investimentos entre cerca de R$ 35 bilhões, por parte do governo, e R$ 50 bilhões, na visão do mercado. O presidente interino foi convidado pelo embaixador a conhecer o sistema de Xangai para Hangzhou, durante a reunião em setembro de líderes do G-20.

Interlocutores do palácio do planalto disseram à imprensa que existe de fato o desejo dos chineses na venda, mas que por conta da situação econômica, o projeto deveria ser bancado integralmente pela iniciativa privada, inclusive do exterior, como o caso da China Railway Construction.

O Governo da presidente afastada, Dilma Rousseff, tentou promover leilões para interessados. Porém, os investidores criticaram riscos ao projeto, além da taxa de retorno propostas pelo Executivo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.