O Metrô de Paris testa uma tecnologia móvel de transmissão de dados, para otimizar os diversos nichos da operação: O LTE, criada com base no GSM e WCDMA, porém que prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, proporcionando uma rede de dados mais rápida e estável.
O projeto envolve a Nokia e a Régie Autonome des Transports Parisiens – RATP, operadora de transportes da capital da França, e contempla a linha 14, sendo o primeiro teste deste tipo em uma linha automatizada, sem a presença de condutores.
O equipamento foi instalado em um dos trens para executar todos os seus equipamentos de comunicação operacional, que geralmente requerem uma combinação de Wi-Fi, rádio digital e redes sem fio 3G/4G.
Os experimentos provaram que o 4G LTE foi capaz de processar simultaneamente o sistema de sinalização CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, circuito de câmeras de vigilância, rádio, e painéis de informações aos passageiros e de monitoramento de manutenção.
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