Ônibus em corredores estão mais rápidos em SP

Atualizado às 18h51

Os ônibus da cidade de São Paulo que trafegam por corredores exclusivos estão mais rápidos. De acordo com um documento do TCM – Tribunal de Constas do Município, a velocidade média dos coletivos aumentou em 2015 na comparação com o ano anterior. A média foi de 19,3 km/h nos dias úteis, contra 18,4 km/h registrada em 2014, representando uma alta de 5%.

Já na comparação dos seis primeiros meses de 2016 com o mesmo período do ano passado, a velocidade dos ônibus atingiu a média de 23 km/h nestes espaços.

A notícia foi divulgada nos meios de comunicação, junto com a informação de que a administração do prefeito Fernando Haddad não conseguiu atingir a meta de velocidade de 25 km/h nos ônibus nestes espaços. Ou seja, a boa notícia, não foi tão boa assim, dependendo de olhar ou do veículo de imprensa.

Os dados se referem à media de medições feitas em 16 corredores. Já o Expresso Tiradentes, a velocidade média em 2015 chegou a 47,37 km/h no pico da manhã sentido centro. No pico da tarde, sentido bairro, a velocidade média deste BRT foi de 42,84 km/h.

Não é por menos que o BRT filho único da cidade apresenta tal desempenho, e que pode explicar um pouco do porquê que as demais vias dedicadas ao transporte não acompanharam a velocidade do antigo Fura-Fila. No elevado erguido na Avenida dos Estados, os coletivos trafegam sem interferência externa e com pagamento antecipado. Características típicas dos sistemas de Bus Rapíd Transit.

O melhor e o pior

O corredor que teve melhor desempenho em 2015, excluindo o Cidade Tiradentes, foi o Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro no Pico da Manhã – Bairro/Centro, com média de 22,8 km/h.

Já o corredor com desempenho pior foi o Jd. Ângela – Guarapiranga – Santo Amaro – Pico da Tarde – Centro/Bairro, com 15,24 km/h de média.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.