Russomanno faz afirmação falsa ao dizer que Uber é ilegal, diz agência

Em entrevista a rádio CBN nesta quinta-feira, 1º de Setembro, o candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, disse que o funcionamento do aplicativo Uber é ilegal na cidade. “Enquanto não for regularizada a situação, a empresa que fornece o aplicativo esta na ilegalidade”, disse o deputado.

A afirmação do candidato, no entanto, foi questionado por uma empresa especializada em checagem de fatos, dados e declarações, a Agência Lupa. De acordo com a diretora da agência, Cristina Tardáguila, no dia 13 de Maio um decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad regulamenta a atuação do Uber, portanto Russomanno deu uma declaração falsa.

Além disso, Cristina lembra que em fevereiro deste ano uma decisão impede que o Departamento de Transporte Público (DTP) guinche os carros de motoristas que trabalham com a empresa. A medida tomada pelo desembargador Firmino Magnani Filho, da 5ª Câmara de Direito Público, considera que a Prefeitura é soberana na atividade de fiscalização do transporte, mas que não pode apreender veículos só porque não são “oficialmente taxistas”.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.