MP quer barrar reajuste de ônibus do Rio sem ônibus climatizado

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro quer impedir eventuais reajuste na tarifa de ônibus até que as operadoras cumpram promessa de climatização da frota, e ainda quer multar as empresas em R$ 20 mil por veículos que não contenham ar condicionado.

Em requerimento à justiça o MP pede informações sobre os serviços de Passageiros por ônibus (SPPO). Existem indícios, na visão da entidade, que a administração municipal não deve assegurar a troca da frota com os equipamentos em sua totalidade até o fim deste ano, descumprindo acordo firmado em 2014.

Os promotores dizem que não faz sentido o usuário pagar uma tarifa que conte os custos dos equipamentos de refrigeração em toda a frota, se de fato ainda ônibus prestam serviços sem ar condicionado.

O poder público prometeu climatizar 3990 ônibus em 2015, no entanto até setembro, apenas 868 novos veículos contavam com os equipamentos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.