O prefeito de Londres, Sadiq Khan, apresentou o primeiro ônibus de dois andares movido a célula de hidrogênio, fabricado pela Wrightbus, que será testado a partir do próximo ano. O veículo foi revelado em uma conferência sobre meios de transportes limpos.
Segundo a fabricante, a nova tecnologia fornece um sistema de acionamento de emissão zero, que engloba célula de combustível de hidrogênio e baterias que alimentam o veículo. A combinação dos dois sistemas torna a operação viável. O ônibus é passível de recargas durante a noite nas garagens.
Será o primeiro de uma frota de 20 ônibus a hidrogênio que serão entregues como parte de um projeto financiado, parte pela União Europeia e parte pela Transport for London.
A medida vem de encontro com ações em diversas cidades do mundo que pretendem erradicar a longo prazo o uso do diesel no transporte coletivo. Nova York, Los Angeles, São Francisco, Amsterdã, Copenhague e Cidade do Cabo já sinalizaram em iniciar o processo até meados de 2020 e Paris, Madrid e Cidade do México se comprometeram a retirar ônibus a diesel de suas cidades até 2025.
Com as informações de Eurotransport
Deixe uma resposta