Atualizados às 11h33
A Prefeitura de São Paulo abriu os envelopes da licitação do sistema de ônibus na manhã desta terça-feira, 5 de fevereiro de 2019. A concessão por 20 anos diz respeito a operação das linhas de ônibus da capital. A concorrência deveria ter sido feito em 2013, mas de lá para cá uma série de questionamento e suspensões postergaram a recontratação das operadoras.
O valor dos contratos a serem assinados é somados em R$ 71,14 bilhões.
Segundo informações do site “Diário do Transporte” as seguintes empresas apresentaram propostas:
Linhas Estruturais
- E 1 – Consórcio Bandeirante
- E 2 – Sambaíba
- E 3 – Viação Metrópole Paulista
- E 4 – Via Sudeste
- E 5 – MobiBrasil
- E 6 – Viação Grajaú
- E 7 – Viação Metrópole Paulista
- E 8 – Consórcio TransVida
- E 9 – Gatusa
Articulação Regional
- AR 1 – Consórcio Bandeirante
- AR 2 – Sambaíba
- AR 3 – Viação Metrópole Paulista
- AR 4 – Express
- AR 5 – Via Sudeste
- AR 6 – MobiBrasil
- AR 7 – KBPX
- AR 8 – Viação Gato Preto
- AR 9 – Consórcio TransVida
- AR 0 – Consórcio TransVida
Local de Distribuição:
- D 1 – Consórcio TransNoroeste
- D 2 – Consórcio TransNoroeste
- D 3 – Transunião
- D 4 – Up-Bus
- D 5 – Pêssego Transportes
- D 6 – Allibus
- D 7 – Transunião e Imperial
- D 8 – Move Buss
- D 9 – A2 Transportes
- D 10 – Transwolff
- D 11 – Transwolff
Concorrência
Dos 32 lotes, apenas um deles há concorrência. Já nos demais, há apenas uma empresa ou consórcio de empresas, sem disputa. A maior parte já atua no sistema. Os nomes dos vencedores deve sair em 90 dias.
Ué e o consorcio 7?
Deixou de existir, amigo! A VIP Guarapiranga e M’Boi inclusive está arrancando a adesivagem do consórcio. Ainda tem a Campo Belo, que deixa de existir e irá entrar um novo consórcio no lugar, formato por Transpass, RVTrans e Ambiental
Cara que armação um concorrente por lote é claro que as empresas combinaram isso antes p nada mudar. Deveriam abrir uma concorrência internacional . Ai eu ia querer ver Brasil é foda
E quem é que viria, parceiro? Essa licitação está vindo é ótima hora para essas empresas, porque a tendencia seria que mais empresas entrassem mesmo (antes não tinha como, já que está tudo armado desde quando o Haddad tentou licitar). Nenhuma empresa de outros estados tentaram, como a Leblon e Fazenda Rio Grande de Curitiba. As cartas estão marcadas há muuuuito tempo!
Esses mapas são da divisão original, proposta em 2013. A divisão final, bem mais confusa, é diferente.
Mapa da linha estrutural está meio errado.. VIP iria deixar a sambaiba entrar na leste toda? Ainda mais ela que já opera linhas com padrão que será a estrutural.
Trolebus ficando com a MOBI? DEUS É mais..
Os mesmos de sempre, piada.
Ta pareçendo no A.B.C paulista. Onde a E.O.S.A faz até esvaziar desde 2006.
Que a e.m.t.u não consegue licitar as linhas intermunicipais.
não estou entendendo bem a disposição dos lotes, pois vi que a Mobibrasil apresentou proposta no lote E 5 e a viação Grajaú no lote E6 se meu raciocinio estiver correto, a Mobibrasil deixará de operar as linhas 675M, 5652 e 6000. se alguem puder explicar aqui com ficará o mapa dos transportes, a que area ou região pertence cado lote na nova licitação, sertá de grande valia