A TG São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A. – Tegra, antiga Brookfield, manifestou interesse em doar à Companhia Paulista de Trens Metropoloitanos – CPTM os direitos sobre propriedade de parte de um empreendimento imobiliário localizado na Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, 691, esquina com a Avenida das Nações Unidas.
A informação foi divulgada no Diário Oficial desta sexta-feira, 1º de março de 2019. O motivo da doação é a implantação da futura Estação João Dias na Linha 9-Esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú.
A operadora também chama interessados em desenvolver o projeto da estação, que ficará entre as Estações Granja Julieta e Santo Amaro.
A ideia da nova parada não é nova. Em 2011, a nova estação já era prevista para receber passageiros com previsão para 2014, atendendo a cerca de 15 mil pessoas por dia.
Desde aquela época já existia a intenção de doação, onde o complexo abrigaria 10 mil pessoas por dia. Um dos diretores da então Brookfield, afirmou que a parada agregaria valor à construção.
Na realidade, desde o início a ideia era da Brookfield tocar todo o negócio, projetando a estação com um acesso direto ao empreendimento “17007 Nações”. É evidente que há uma série de obstáculos legais a esse tipo de abordagem, mas com o chamamento público aos interessados, nada impede que a Tegra se manifeste para firmar uma PPP na construção.
Excelente iniciativa da Tegra, eu preciso as vezes ir até a avenida João Dias e desço na estação Santo Amaro pra ir andando, isso é cansativo. A estação também pode facilitar o acesso a rua Laguna.
Esse negócio de pode, acho que não dá certo. O ideal, e acho que é mesmo, é “vai receber”, pois dai vem a certeza do negócio.