Estado prorroga prazo com consórcio de obra do monotrilho da Linha 17-Ouro

Foto: Ricardo Milani

Foi divulgado no Diário Oficial desta sexta-feira (15) a prorrogação de um contrato para obras do monotrilho da Linha 17-Ouro [Aeroporto de Congonhas – Morumbi], a cargo do Consórcio TIDP, formado pelas empresas Tiisa e DP Barros. O novo prazo agora é para 10 de janeiro de 2020.

Segundo promessa do governo estadual, a Linha 17 deverá ser entregue no final do ano que vem. As primeiras projeções davam conta que o meio de transporte seria entregue em 2014 para a copa do mundo. Neste meio tempo, diversos contratempos e até incidentes marcaram o processo de construção dos trens elevados.

Projeto encurtado

Com previsão inicial com 17,7 quilômetros de extensão e 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e a estação São Paulo -Morumbi, a linha foi encurtada, e deve atender Congonhas até a conexão com a linha 9-Esmeralda da CPTM. Já o valor inicial da obra subiu, de R$ 2,64 bilhões orçados em 2010, para R$ 3.74 bilhões.

Sete anos em obras

As construções da Linha 17 foram autorizadas em 2012, e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que tentaria correr para entregar a obra para a copa.

“Serão dois anos de obras, nós vamos correr o máximo para ficar pronto antes da Copa do Mundo, se possível. As pessoas vão poder sair do Aeroporto de Congonhas e pegar o trem”, disse na época.

Na época, as autoridades davam conta de que o processo de implantação do meio de transporte seria mais rápido que sistemas convencionais de metrô. “Para agilizar o processo e ampliar a oferta de transporte público, o Governo de São Paulo vem utilizando o sistema de monotrilho, que fica pronto mais rápido e é mais barato, além de não interferir em redes subterrâneas de esgoto”, segundo uma nota publicada na época.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.