O sistemas de transporte sobre trilhos são de extrema importante para a mobilidade urbana nas cidades, e mesmo que nosso país tenha a quilometragem abaixo do que se espera, capitais contam com importantes redes de transportes de média e alta capacidade.
Confira mais um vídeo no canal do Via Trolebus no YouTube, os 9 maiores sistema no ponto de vista de extensão em km:
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9 – Metrô de Belo Horizonte
Desta lista, o Metrô da capital mineira é o menor e mais enxuto. O sistema é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (STU/BH). Possui atualmente somente uma linha – Linha 1 – com 19 estações e 28,2 km de extensão (toda em via dupla). O sistema começou a operar comercialmente em Agosto de 1986, e existem planos para sua expansão.
8 – Metrô de Salvador
O Metrô da capital baiana é o melhor exemplo de como a iniciativa privada pode construir e operar meio de transporte com rapidez. A cidade conta com 33 km de extensão e está em expansão. Transporta uma média de 350 mil passageiros/dia. É operado pela CCR Metrô Bahia. Foi inaugurado em 2014, mas o período que antecedeu a concessão foi marcado por atrasos e até indícios de superfaturamento.
7 – Metrô do Recife – Metrorec
O Metrô do Recife é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com 39,5 km de extensão. Fazem parte do sistema outros 30 km de veículos leves sobre trilhos – VLT com trens movidos a diesel. O sistema de trens teve início em 1985.
6 – Metrô de Brasília
O Metrô de Brasília atende a 6 regiões administrativas do Distrito Federal brasileiro. É operado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.
É composto atualmente por 2 linhas em operação, a Linha Verde e a Linha Laranja, que somam 24 estações e 42,38 km de extensão. O sistema entrou em operação no dia 17 de agosto de 1998, com o início da operação experimental de um trecho de cerca de 22,5 km.
5 – Metrô de Porto Alegre
A capital do estado do Rio Grande do Sul conta com um sistema sobre trilhos que inteliga Porto Alegre e cidades vizinhas na região metropolitana.
Inaugurado em 1985, é operado pelo governo federal brasileiro através da empresa Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.). Conta com 43 km de extensão e transporta em média 228 mil usuários/dia.
4 – Metrô Rio
Inaugurado em 1979, o Metrô da cidade maravilhosa conta atualmente com 56,5 km e transporte mais de 800 mil usuários por dia, em suas 3 linhas.
O sistema, de propriedade do estado do Rio de Janeiro, é operado por uma empresa privada, a MetrôRio, desde 1998. A concessão, inicialmente de 20 anos, foi estendida por mais vinte, terminando portanto em 2038. A MetrôRio é controlada pela Invepar, que por sua vez é controlada pela construtora OAS, por um fundo de investimento do Banco do Brasil e por fundos de pensão da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.
3 – Metrô de São Paulo
Uma das redes de maior movimento do mundo, O Metrô de São Paulo transporta mais de 4 milhões de passageiros por dias, em suas 6 linhas, sendo 5 de metrô pesado e uma de monotrilho. Conta com quase 100 km de extensão e foi inaugurado em 1974. Das 6 linhas, duas delas são operadas pela iniciativa privada: a 4-amarela e 5-lilás.
O metrô de São Paulo possui integração gratuita com outros 270 km de trilhos de trem que atendem a região metropolitana de São Paulo.
2 – Trens Metropolitanos do Rio de Janeiro
Com 8 linhas em uma malha de 258 km de extensão, os trens metropolitanos do Rio são operadora pela SuperVia. Transportam mais de 700 mil usuários por dia.
A concessão com a supervia começou em 1998, e o período de concessão é de 25 anos, podendo ser prorrogado por mais 25. Suas 102 estações atendem a 12 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
1 – Trens Metropolitanos de São Paulo
A maior malha sobre trilhos brasileiras é da Companhia Paulista de Trens Metropoloitanos – CPTM. Com uma malha de 273 km, divididos em 7 linhas, os trens da CPTM transportam em média 3 milhões de usuários ao dia. A CPTM foi criada em 1992, quando incorporou ferrovias de extintas estatais como a Fepasa e a CBTU.
A malha da CPTM é integrada com o Metrô de São Paulo, que juntos formam uma rede de quase 370 km de trilhos, onde com uma passagem, o passageiro pode percorrer todo este trecho.
E afinal, quando virá o VLT de São Paulo?
O que conta mesmo e o sistema de trilhos, pois o Brasil e muito precário,s e não possui sistemas de trens de alta velocidade, então SP e o que tem mais trilhos, isso e ruim, pois mostra que os outro estados estão precário,s e infelizmente isso ha décadas, uma vergonha.
Quem precisa de VLT qdo se tem um monotrilho ligando nada ao lugar nenhum ?
Vc não conhece SP.