Um trem do Expresso Turístico da CPTM teria feito testes em Santos, de acordo com publicação da página “Paparazi Ferroviário”:
O trem teria feito testes para averiguação de tempo de viagem e outras condições nesta segunda-feira, 17 de junho. Segundo a publicação, é estudado partidas mensais a partir da estação da Luz.
O trem chegaria até a baixada Santista por meio da decida da serra a partir de Paranapiacaba. Seriam ainda disponibilizados outros 3 carros de passageiros, somando aos dois atuais, formando uma composição de 5 carros.
As informações não foram confirmadas oficialmente pela CPTM.
O teste foi feito pela CPTM para analisar tecnicamente as condições das vias, embasando estudos que estão sendo realizados para a implantação do Trem Inter Cidades São Paulo-Santos, sem previsão de implementação. Até esta parte entendo como possível e viável.
Com relação ao segundo paragrafo “Trem Regional” esta se baseando em um estudo feito desde 2011 e que foi divulgado em 2013, e se encontra totalmente defasado, principalmente um túnel em declive de 27km em bitola de 1,43m, uma vez que é chamado desde sua criação o Expresso ABC é uma única linha central em 1,6m na Linha 10-Turquesa que vai de Sto André á Luz com parada somente nas estações principais sempre no sentido de maior fluxo de passageiros, é inviável esta alteração de bitola, e não existe espaço para mais uma linha.
Neste mesmo estudo que vi naquela época que foi lançado, constava que esta mesma linha finalizava nas proximidades onde é hoje a estação Pirelli da Linha 10-Turquesa como terminal, sem utilização destas vias e não constava a utilização destas Estações São Carlos Parque da Mooca e ABC, em lugar serão?
Continuo entendendo como inviável e descabida planejar linhas de trens regional em configurações divergentes das outras existentes, pois não existe justificativa técnico econômica que fundamenta esta afirmação a fim de se eliminar o máximo possível de transbordos para maior conforto dos usuários conforme estava previsto naquele projeto.
Existe um estudo mais atual e moderno que seria uma ligação concomitante Rodo-Ferroviária entre Parelheiros e Itanhaém, interligada com o rodo e Ferroanel, planejado á décadas.
Vale lembrar que as duas linhas ferroviárias utilizadas pela MRS da antiga FEPASA (Sorocabana) para realizar esta ligação com o litoral já se encontra saturada, e possui uma demanda muito maior, o que torna inviável o uso para trens de passageiros.
Sendo assim, existe a necessidade dos dois modais rodoviários e ferroviários serem construídos de forma concomitante, e os ferroviários utilizados de forma compartilhada inicialmente, pois somente após a demanda do trem de passageiros for suficiente se possa separar.
Vale lembrar que em um passado recente tivemos uma grande ferrovia que operava assim e era FEPASA, que era comparada a uma das maiores ferrovias americanas em operação, a AMTRAK (EUA), por isto mesmo era chamada de a “AMTRAK brasileira”.