Datado do ano de 1997, o projeto funcional da Linha 4-Amarela revela curiosidades do que poderia ser a ligação metroviária que atualmente liga as estações São Paulo-Morumbi e Luz.
A Linha 4 foi idealizada desde os anos 1940, e a consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro projeto básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste que iria atender ao Sacomã.
O traçado atual foi divulgado desde 1995, e o projeto funcional revela alternativas de projetos e traçados que poderiam ter ocorrido, como por exemplo trechos em elevado na Avenida Francisco Morato:
Outra alternativa seria a Linha 4 sendo construída na Avenida Eliseu de Almeida:
A possibilidade de via elevada ainda poderia ser adotado no trecho entre as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças:
Também tinha o projeto de levar a Linha até o Pari, mas engavetaram de vez. E acho que elevado sempre é uma boa alternativa, creio que seja bem mais barato do que subterrâneo,
Caro Sr. Felipe tudo bem , eu tenho visto os seus comentários e alguns eu concordo em outros não, neste caso específico em um primeiro momento uma obra elevada de metrô pode até ser um pouco mais econômica, mais no longo prazo a coisa se inverte por diversos fatores entre eles a ação do tempo, maior manutenção, menor durabilidade dos equipamentos elétricos , menor velocidade em dias de chuvas, sem contar o impacto visual e urbanístico que ocorre no entorno que é muito ruim. Quanto as ampliações dependem principalmente da vontade dos políticos e interesses econômicos envolvidos. Gilberto
https://transparencia.metrosp.com.br/dataset/relatório-de-expansão-obras-e-modernização.