Na semana passada, o Governo do Estado anunciou o ordem de serviço para retomada do processo de expansão da Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha.
Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho. De acordo com um comunicado do governo, também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2, portas de plataforma, sistemas de alimentação elétrica, controle de trens, que serão licitados pelo Metrô.
O que se sabe sobre essa nova frota?
Tomando com base as últimas aquisições, alguns itens devem fazer parte dessa nova frota, como passagem livre entre os carros, portas mais largas, sistemas de informações digitais, como telas e mapas dinâmicos, além de claro, ar refrigerado.
Frota “O”?
Em 2012, o então secretário dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciou que o Estado compraria 15 novos trens, que seriam chamados de frota “O”. As composição operariam nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
A companhia divide os modelos de trens pelas letras do alfabeto, como por exemplo as antigas composições das Linhas 1 e 3 que eram denominados de A,C e D.
Previsão para 2026
De acordo com um post nas redes sociais da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, a linha verde chegará até a Linha 3-Vermelha no ano de 2026, podendo algumas estações serem entregues antes do prazo.
Olá, segundo a ViaMobilidade (https://www.viamobilidade.com.br/linhas/tecnologia), não existe uma “série 500” (como está escrito na legenda da imagem do interior da frota P), e sim, as frotas F e P, conforme nomenclatura dada pelo Metrô.
Segundo informações internas, a frota da linha 17 seria “N” e não seria utilizado a letra “O”, pois poderia haver alguma confusão com o número “0” . Portanto a nova frota da linha 2 deverá utilizar a nomenclatura “Q”.
A partir do dia 20.02 percebi que os serviços de prospecção do solo no local onde sera a figura Estação Penha da linha 2 verde estão em andamento.