CPTM deve reduzir intervalo do Expresso Linha 10

Foto: Renato Lobo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve iniciar a implantação de uma nova infraestrutura ainda neste ano, que vai possibilitar a redução no intervalo do serviço Expresso Linha 10, que liga nos horários de pico as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André e Tamanduateí.

A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro, em uma entrevista à Rádio ABC e ao site Diário do Transporte. “Pra poder reduzir o intervalo a gente precisa retomar condições de infraestrutura e energia. Para isso, já retomamos contratos para começar as intervenções ainda neste ano”, afirmou Moro.

Entre as intervenções, está a instalação do sistema de sinalização, o CBTC, anunciado por Moro em janeiro.

Cerca de 20 mil passageiros utilizam o serviço diariamente. O trajeto é percorrido em cerca de oito minutos e os trens partem com intervalo de 30 minutos. Pela manhã, são realizadas viagens entre 6h e 9h30. No período da tarde, das 16h às 20h.

Entenda o “CBTC”

Os sistema oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Especialistas apontam o CBTC como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.