Metrô compra pneu de carga e de guia para monotrilho

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Uma publicação do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, da conta de que o Metrô, atual operador do monotrilho, adquiriu “pneu de carga e de guia para monotrilho“. A aquisição é dispensada de uma licitação pública sendo configurada em contratação direta por conta de “inviabilidade de competição”. A contratada é a Sociedade Michelin de Participações Indústria e Comércio Ltda.

Ao contrário dos trens convencionais, cujas rodas são de aço, os monotrilhos possuem pneus, e contam com uma vida útil de cerca de 50 mil km.

O trem aéreo roda pela viga-trilho apoiada nesses pneus de carga, formado por um conjunto duplo e que envolve o interior do carro (vagão). Como é necessário ter o centro de gravidade baixo para manter o equilíbrio sobre a viga, no monotrilho os pneus ficam dentro de um compartimento do trem o que se traduz numa área não aproveitável pelos usuários.

Os pneus dos trens da Linha 15 são enchidos com nitrogênio em vez de ar.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.