Operador das Linhas 8 e 9 da CPTM terá que comprar trens e unificar estação Lapa

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Em uma apresentação de pré-modelagem da concessão à iniciativa privada das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ao Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, foram mostrados alguns pontos e exigências que devem ser cobrados do novo operador, segundo informações do site Diário do Transporte.

Entre as contrapartidas estão a aquisição de um novo material rodante, perfazendo estimativa total de investimento a cargo do concessionário de cerca de R$ 2,6 bilhões. Outra ação do operador privado será a construção da nova estação Ambuitá, em Itapevi, além da unificação da estação Lapa, promovendo a conexão entre as linhas 7 Rubi e 8 Diamante.

O prazo de concessão deve ser por 30 anos e a concorrência será internacional. O novo operador ainda deverá promover melhorias em 35 estações e modernizar sistemas e infraestrutura de operação.

Foto: Renato Lobo

Primeira audiência pública

A CPTM deve realizar a primeira audiência pública para a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. De acordo com publicação do Diário Oficial, o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, deve realizar a audiência pública no dia 27 de fevereiro de 2020, às 15 horas. Nesta data devem ser conhecidos mais detalhes sobre a concessão.

O evento deve ocorrer no Auditório André Franco Montoro, que fica na Praça Pateo do Collegio, 184, no centro de São Paulo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.