No ano de 2019, em um tempo sem pandemia, a Alemanha registrou um recorde de 151 milhões de passageiros que utilizaram os serviços ferroviários de longa distância, de acordo com o relatório anual do Serviço Federal de Estatística da Alemanha (Destatis).
O crescimento representou 1,9% de passageiros que usam estes serviços compartilhados pela DB Long Distance, Flixtrain (Flix Mobility), Thalys e ÖBB Nightjet.
Mais passageiros que usaram o Metrô e VLT
O relatório aponta que foram 11,4 bilhões de viagens de transporte público local/regional em 2019, com o uso de passageiros crescendo em todos os modos ferroviários. Já na comparação com 2004, foi 15% de aumento.
Das 11,4 bilhões de viagens, 5,3 bilhões foram em ônibus, um declínio de 0,4% em relação a 2018, enquanto 4,1 bilhões de passageiros usavam serviços de bonde e metrô (U-Bahn) e 2,8 bilhões usavam ferrovias regionais, incluindo serviços S-Bahn (+ 2% em relação a 2018).
O total de passageiro para todos os modos de transporte público aumentou 0,8%, para 158,35 bilhões. O transporte ferroviário de longa distância foi responsável por grande parte desse aumento, com 44,704 bilhões de passageiros (+ 4,2%).
Os dados mostram que o número de passageiros dos serviços ferroviários regionais cresceu 41,8% desde 2004, enquanto o uso de trens leves e metrôs aumentou 22,8%. Esse crescimento impressionante se deve em parte à expansão dos serviços regionais em alguns estados e à extensão das redes S-Bahn nas principais cidades. As viagens de ônibus locais na Alemanha permaneceram quase estáticas durante o período de 15 anos, com um crescimento geral de 0,2%.
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