Até o final dos anos 90, trem de passageiros ligava Embu-Guaçu a Santos

Falar da ligação entre São Paulo e a Baixada Santista, operada por trens de passageiros, quase sempre é mencionado as ligações entre Jundiaí e Santos por Paranapiacaba, ou a ligação entre o centro e Santos por meio da ligação ferroviária que existia na Zona Sul.

Mas um outro serviço operava até 1997, na ferrovia Mairinque-Santos, com um atendimento entre Embu-Guaçu e a baixada Santista. Segundo o site Estações Ferroviárias, a pedido da prefeitura municipal de Embu-Guaçu, em 1982, a Fepasa operou o trem que geralmente formado por carros inox série 500 da Budd, ou então, carros de aço carbono anteriormente usados pela operadora Mogiana.

As composições eram tracionados por uma locomotiva a diesel GL-8. Foi extinto em outubro de 1997, junto com a linha Santos-Juquiá.

O site cita a fala de Ricardo Koracsony, citando em alguns momentos, “haver muitas pessoas em pé no interior do trem. Se não me engano era o primeiro sábado de setembro de 1993 e logo imaginei que muitas pessoas iam para a baixada no sábado e retornariam somente no domingo no mesmo trem”.

Apesar do uso, as composições não estavam em bom estado em seus últimos anos de operação. “Esse trem de Embu-Guaçu nos seus tempos finais já estava com os carros caindo aos pedaços, sujos, com bancos rasgados, janelas quebrados e o tradicional cheiro de urina da Sorocabana” –  diz outro relato do site.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.