Com o título de “São Paulo lança concurso para projeto da linha 20 do metrô / Rosa”, o site Rail Journal especialidade em notícias do meio ferroviário em todo o mundo, repercutiu a contratação do anteprojeto do eixo metroviário que vai ligar a estação Santa Marina até o ABC.
O texto menciona os 31 km de extensão, com 24 estações, as integrações com as outras ligações metroferroviárias, e diz que a nova linha deverá transportar cerca de 1 milhão de passageiros por dia e um máximo de 32.000 passageiros por hora. A nova proposta de traçado da Linha 20-Rosa do Metrô cortou três estações.
O contrato poderá ser assinado no último trimestre deste ano. O vencedor terá até 32 meses para concluir os estudos. O site menciona que São Paulo espera abrir a Linha 20 em 2030.
Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado os estudos da Linha 20-Rosa.
“O ABC perdeu um monotrilho e ganhou duas linhas de Metrô”. Essas foram as palavras do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em coletiva de imprensa realizada em julho de 2019, para anunciar o fim da Linha 18-Bronze. Na ocasião, representantes do governo estadual anunciaram a autorização de estudos para a Linha 20-Rosa que atenderia o ABC, além de melhorias na Linha 10-Turquesa “Metrô de superfície”.
Segundo uma apresentação da Secretária dos Transportes, a Linha 20-Rosa é cogitada para operação em meados de 2028. Neste documento foi anunciado pelos representantes do governo estadual a substituição do início da linha, que antes era esperado da Lapa para Moema, depois foi para o Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, novamente alterada para estação Prefeito Saladino e agora mais uma vez prolongada iniciando-se na estação Prefeito Celso Daniel ambas na Linha 10-Turquesa em Santo André… se continuar assim logo chegará em Santos!
Nesta mesma época, o governador Dória bradou: “O critério será absolutamente técnico. Se não houver nenhum viés político. Situação de obras públicas, com recurso público, com recurso privado ou de ambos, tem que ser o critério técnico”. Como pode ser critério técnico de escolha se iria trafegar em um fundo de vale sujeito a inundações com inúmeros cruzamentos em nível?
Desta forma é fundamental que o sistema seja elevado para não ocorrer o que acontece atualmente com as linha 10 –Turquesa da CPTM, ou o corredor ABD do BRT da Metra, podendo até ser o VLT, ou se corre o risco de se construir um sistema obsoleto já na sua criação.
Finalizando, é importante e espero que não se impressionem se vier a comentar aqui um porta voz oficial do PSDB travestido de usuário que sempre aparece para justificar as decisões de certos dirigentes de se começar linhas do Metrô de forma concomitante sem concluir as inúmeras inacabadas.