A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM prorrogou o prazo de instalação do sistema de sinalização CBTC nas Linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. O novo prazo é de 52 meses. A funcionalidade foi adquirida em 2009, e previa a redução de até 3 minutos no intervalos das 3 linhas. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado, e altera os consórcios compostos pelo grupo da Siemens.
Há a intenção de instalar o sistema na Linha 10 já neste ano, e posteriormente na Linha 11-Coral.
A compra foi polêmica, e durante mais de 10 anos de contrato, a instalação chegou a ser suspensa. Uma reportagem da TV Globo mostrou que equipamentos da nova funcionalidade estavam estocadas sem uso. Houve investigação do Ministério Público que apurava as causas, que já até ouviu ex-diretores.
As peças foram adquiridas no final da década passada, e serviriam para reduzir o intervalo, e por consequência, diminuir a superlotação. Com a tecnologia é possível, por exemplo, colocar mais trens na operação.
O contrato para os trabalhos foi retomado em setembro do ano passado.
Entenda o “CBTC”
Os sistema “Controle de trens baseado em comunicação” oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.
Especialistas apontam o CBTC como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.
Esse sistema é horrível, quem trabalha com ele, sabe. Ele promete filé Mignon e entrega Ovo. O único lugar que parece prestar é na linha 4-amarela que já ‘nasceu’ com o sistema.
O CBTC é o melhor e mais avançado sistema de sinalização do mundo para metrôs. Não é atoa que vem sendo empregado em várias linhas antigas (Nova Iorque, Caracas, Paris, Santiago, Ancara, Londres, entre outros sistemas) , substituindo o ATO (desenvolvido em 1969) e passou a ser padrão nas novas linhas.
Mas no Brasil tudo demora, pois faltam profissionais especializados, recursos financeiros e boa administração. Para se ter uma idéia, a Fepasa implantou o sistema ATC entre 1978 e 1990. Doze anos para implantar um sistema de sinalização.