Em reunião Conjunta das Comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, da Assembleia Legislativa, o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, voltou a afirmar que o governo estadual pretende lançar as obras de um corredor de ônibus entre São Paulo e o ABC ainda em 2020.
O novo BRT (Bus Rapid Transit) deve substituir o antigo projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze. Baldy voltou a afirmar que o projeto da linha 18 foi cancelado, em resposta a uma proposta da chinesa BYD que teria interesse em tocar o meio de transporte.
A troca do modal foi feita no ano passado, quando o governo estadual alegou altos custos para o sistema de trens aéreos. A linha 18 teve uma concessão assinada com a iniciativa privada, e caberia ao poder público arcar com as desapropriações. Mas segundo Baldy, os valores atualizados para a remoção dos espaços já ultrapassavam R$ 1 bilhão, e uma decisão intersetorial decidiu pela troca do modal.
O Estado alegou que o sistema de ônibus seria mais barato, e que transportaria um volume semelhante ao monotrilho.
Prazos postergados
A promessa anterior era que o projeto do BRT do ABC seria apresentado em março deste ano, mas por conta da pandemia os prazos foram postergados. Em uma live aqui no Via Trolebus, Baldy disse que teria novidades em julho, o que acabou não ocorrendo.
Canalha, deve estar louco pra ganhar uma boa grana por trás, tomara que tal projeto nunca saia do papel.
Enquanto no Mundo todo os governantes e pessoas especializadas em urbanismo falam na construção de metrôs ou trens rápidos, confortáveis e de alta capacidade de passageiros, aqui em São Paulo temos o maior retrocesso possível falando de transporte público. Como que um corredor de ônibus pode ser melhor que um monotrilho, só essa gestão incompetente chamada Dória para fazer uma desonestidade dessa, já que durante a campanha esse senhor falou que o projeto do monotrilho continuaria, mas quando ganhou a eleição mudou completamente sua respectiva fala. O que nos resta fazer é desejar que essa obra não saia do papel e a próxima gestão volte com o monotrilho.
boaaaa baldy, 3linhas de monotrilho não dá, se for colocar que seja metro, mas monotrilho não.
só erros até agora