O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em uma resposta a um usuário nas redes sociais, negou que haja proposta formal de empresa interessada em ressuscitar o projeto da Linha 18-Bronze do monotrilho. Na semana passada, o jornal Diário do Grande ABC noticiou que a BYD teria interesse em retomar a linha, e inclusive estaria disposta a pagar as desapropriações.
Mas o titular da pasta, não só negou a tratativa, como disse também que a linha está extinta pelos comitês responsáveis dentro do Governo:
“Não existe nenhuma proposta de qualquer empresa. Nada formalizado ao Estado para qualquer projeto. Ainda que seja para a já extinta Linha 18 pelos comitês responsáveis dentro do Governo”, diz Baldy na rede social.
Decisão Intersecretarial
Em reunião ocorrida na semana passada em conjunto das Comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, na Assembleia Legislativa, o Secretário falou sobre os motivos dos cancelamentos da linha 18, e também negou que a decisão tenha sido apenas da STM.
“Todos os demais objetivos que foram colocados dentro deste objeto, a Linha 18, foram questionados pelos comitês internos, pela Procuradoria Geral do Estado, que são os responsáveis pela extinção da Linha 18-Bronze, cuja tratativa não passa por nós, da secretaria, passa pela PGE e por esses comitês para que não haja nenhum prejuízo ao estado até porque havia um contrato assinado, mas não havia nenhum compromisso realizado”, disse Baldy na ocasião.
Esse daí não passa de um mero lacaio do “jestor”, deve estar com medo de perder o que vai ganhar por trás com a troca de modal.