Sindicato contesta retirada dos trens das séries 1700 e 2100 da CPTM

Em um texto assinado por José Claudinei Messias, que é presidente interino do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, entidade que representa os ferroviários das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, o representante da categoria questiona o governo estadual a ter baixado unidades das séries 2100 e 1700.

Segundo o sindicato, em visitas periodicamente nas oficinas da operadora, “um fato triste chama a atenção dos representantes sindicais da categoria: ver diversos trens da série 2100 paralisados nos Pátios de Santa Terezinha e Presidente Altino, e em flagrante estado de sucateamento”.

A entidade diz que os comboios passaram por modernização. “É lamentável conviver com o descaso e o desperdiço de dinheiro público aliado ao sucateamento e desprestígio da indústria ferroviária. É muito importante a modernização da frota para que os passageiros tenham maior conforto e segurança dos ferroviários, mas defendemos que isso deve estar alinhado a economia de dinheiro público.”, diz o comunicado.

No ano passado, a CPTM retirou a maior parte dos trens da série 2100 na Linha 10, deixando poucos como reserva técnica. Então, a companhia alocou trens mais novos, os da série 7000. A frota 2100 foi fabricada entre 1974 e 1977 na Espanha pela CAF. Já os 7000 entraram em operação em 2010.

Trem da série 7000 na estação Tamanduateí, na Linha 10 da CPTM | Foto: Renato Lobo – Via Trolebus

O grupo ainda diz que outros trens estão em processo de sucateamento como os das séries 5000 e 1700, que foram fabricados em aço inoxidável. O segundo modelo saiu de cena da Linha 7-Rubi, e no lugar entraram em cena as novas composições da série 9500. Já sobre os 5000, poucas unidades “menores” ainda rodam na extensão da Linha 8.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

É difícil entender porque motivo suas estruturas não foram modernizadas”, diz o texto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.