Baldy descarta Linha 22 do Metrô até Cotia na atual gestão

Foto: Vagner Santos

Em uma reposta a um usuário em sua rede social, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que não há perspectiva real do projeto da Linha 22-Bordô do Metrô sair do papel na atual gestão:

A fala, no entanto, não revela nenhuma novidade sobre o status real do novo eixo metroviário, que promete ligar a capital paulista até Cotia, por meio da Rodovia Raposo Tavares. Em abril, o Via Trolebus já havia revelado que a ligação não é mais considerada como prioritária pela administração estadual, ainda que continua no planejamento da rede futura de transporte.

O trecho entre as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) da Linha 17-Ouro, assim como a Linha 22, continuam no planejamento da rede futura de transporte. O mapa divulgado no Relatório Integrado 2019 apresenta as linhas consideradas prioritárias, segundo o plano plurianual de investimentos do Metrô” – diz nota do Metrô ao site.

O início das obras nem poderia ser mencionado uma vez que faltam ainda mais estudos aprofundados sobre o novo eixo de transportes com 13 estações em 16,1 km de extensão. Uma apresentação da secretaria dos transportes, que acabou sendo vazada pela mídia especializada em 2019, previa a entrega da Linha 22 prevista para 2028, cenário quase impossível sem obras previstas para os próximos dois anos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.