Região de Osasco, Barueri e Carapicuíba na fase laranja da quarentena, tem melhora em índices

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Na atualização do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, a sub-região oeste da Região metropolitana de São Paulo, foi rebaixada para a fase laranja da quarentena. A área corresponde as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Mas, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, as regiões tiveram melhoras nos índices. A afirmação do titular da pasta evidencia que a região poderá subir de fase na próxima sexta-feira. As atualizações são feitas a cada 15 dias.

Na última versão do plano São Paulo, a região tinha 57% de ocupação dos leitos de UTI, dado considerado baixo. Mas a taxa de óbito por 100 mil habitantes estava em 1,11, o que acabou rebaixando de fases os municípios.

Não foram detalhados os dados de melhoras na coletiva.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Fase Laranja

Nesta fase, apenas 20% da capacidade de shopping, lojas e serviços são permitidos. Consumo local em bares, além de academias e salões de beleza não são permitidos nesta fase.

O estágio laranja é determinado, entre outros pontos, pela taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19, entre 75% e 80%.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.