Há ao menos cinco interessados no projeto do Trem Intercidades, que em sua primeira fase vai liga a estação Palmeiras-Barra Funda em São Paulo até Campinas. A informação foi postada no site A Cidade On, com base em um comunicado da Secretaria da Fazenda.
Seriam operadoras da China, Japão, França, Espanha e Itália. O trem de viagem deve transportar 565 mil passageiros em trens com serviços de bordo, climatizados, e wi-fi.
Plano de investimentos
Durante coletiva de imprensa do governo do estado de São Paulo do último dia 16 de outubro de 2020, foi apresentado um plano de retomada da economia paulista, no período entre 2021 e 2022, no pós-covid-19. De acordo com o governador João Doria, serão R$ 36 bilhões de investimentos em dois anos e cerca de 2 milhões de novos empregos em quatro anos.
Entre os projetos, Henrique Meirelles, Secretário de Estado da Fazenda, destacou o Trem Intercidades com investimentos de U$ 1,4 bilhões de dólares. O ex-ministro ainda destacou a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, que somam U$ 500 milhões de dólares.
A concessão dos dois serviços tem previsão de ocorrer até o ano que vem. No caso do Trem Intercidades, a concessão ainda deve englobar a Linha 7-Rubi e o novo Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas.
Foi ainda mencionado novas concessões de rodovias no litoral de São Paulo e a concessão de 22 aeroportos regionais.
Ramal até Viracopos
O novo operador do meio de transporte ainda poderá construir um ramal do serviço até o Aeroporto de Viracopos, de acordo com publicação do Correio.
O texto menciona que o futuro concessionário poderá optar pela extensão do traçado até o Aeroporto Internacional em um horizonte de médio prazo. O texto ainda trás uma informação nova, de que o serviço expresso entre as duas regiões metropolitanos pode contar com composições correndo acima de 120 km/h.
Trens Metropolitanos devem ser prioritários em relação aos Trens Intercidades, pois beneficiam um número muito maior de usuários diariamente, esta importantíssima constatação deve ser levada em conta antes de se fazer uma concessão, desta forma é insensato se retirar a Linha 7-Rubi de sua chegada na Luz, da mesma forma a Linha 10-Turquesa, que possuem o mesmo número de passageiros, desta forma deveria ser planejada sua reunificação.
Porem de acordo que foi colocado em gráfico oficial da CPTM em matéria publicada em 02/10/20 “Linha 9 Esmeralda é a que menos recuperou movimento de passageiros na CPTM” é divergente e consta os seguintes números mensais: em fevereiro (antes da pandemia) – a Linha 7-Rubi transportou 7.697.653 : 29 dias =265.437 passageiros diários, e em Agosto (durante a pandemia) esta mesma Linha 5.069.448 : 31dias =163.530, no que se conclui, que segundo aquele gráfico oficial, que mesmo antes da pandemia a linha 7 tinha média diária de 265 mil.
As estimativas de demanda é de que com a entrada dos Trens Intercidades, acrescentem no máximo 20% deste total, o que perfaz 318 mil, ou seja um número muito abaixo do que informado pelo secretário.
Foi promessa eleitoral do governador dória trem até Sorocaba. Se eu for no ministério público, posso barrar essa concessão, como eleitor enganado por estelionato eleitoral. Não tente enganar o eleitorado sorocabano, que os votos do sorocabano elegeram Dória, promessa é dívida. Se não tinha como cumprir, não prometesse.