O monotrilho da Linha 15-Prata liga a Vila Prudente até São Mateus, está sendo ampliado até a estação Jardim Colonial, e há planos de extensão de mais duas outras estações, fazendo com que o meio de transporte atenda até a Avenida Jacu-Pêssego.
Na outra ponta está programada a chegada da Linha 15 até a estação Ipiranga, em uma nova conexão com a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Segundo o presidente do Metrô, em uma reposta na rede social, o prolongamento está na fase do projeto executivo. Neste fase, de acordo com a Lei 8.666/93, os trabalhos estão no “conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.”
Portanto é o projeto executivo que vai direcionar as indicações do projeto básico para suas devidas especializações, no ponto de vista de engenharia e sistemas.
Promessa para até 2024
A expansão do monotrilho da Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Ipiranga, e entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego, entraram pela primeira vez no Relatório de Empreendimentos do Metrô, datado do mês de agosto. Junto com as extensões, há também menção ao Pátio Ragueb Chohfi, e os prolongamentos estão previstos para 2024, de acordo com o documento.
O alargamento da avenida Ragueb Chohfi, não seria responsabilidade da prefeitura?
Lembrando que de acordo com o planejamento do Metrô / CPTM, é a de estender ás Linha 5-Lilás que hoje faz terminação na Chácara Klabin, assim como também à Linha 15-Prata que hoje é terminal na Vila Prudente de forma concomitante para se evitar um colapso de superlotação, as tornando Terminal no Ipiranga, a fim de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Integradora Ipiranga na Linha 10-Turquesa da PPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes, é a única que possui três linhas regulares, e atualmente e se encontra subutilizada a qual devera ser totalmente reformada inclusive com atenção especial a drenagem, e com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe e ampliada em uma atitude sensata, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras linhas do Metrô, pois sua alta demanda crescente reprimida será retomada pós pandemia, exige esta ação prioritária.
Bom dia!
Não sei se é o caso do projeto executivo do trecho em questão, mas as licitações mais recentes das empresas públicas ou de economia mista não são mais regidas pela 8.666/93 e sim pela lei 13.303/16 – conhecida como lei das estatais. Tem que ver quando a contratação foi publicada.