Linha 17-Ouro terá certificação global de segurança, e conclusão pode ficar para 2024

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho foram liberadas pela justiça, e o governo estadual emitiu a ordem de serviço para conclusão do meio de transporte que vai ligar a estação Morumbi, o Aeroporto de Congonhas e a estação Jardim Aeroporto.

Representantes do estado afirmaram que o prazo para conclusão é 2022, mas um comunicado da TÜV Rheinland, que ficará encarregada de verificar o funcionamento e a segurança dos sistemas, entre eles a sinalização, dá conta de que o meio de transporte pode ser entregue no início de 2024.

O contrato entre o Metrô de SP e o Consórcio BYD Skyrail, responsável pelo fornecimento do material rodante e alguns sistemas, havia sido firmado em abril deste ano, mas foi interrompido devido a apelos judiciais. Após a liberação do TJ, em setembro, a BYD contratou a alemã, TÜV Rheinland, para realizar os serviços de integração de sistemas e certificação global da Linha 17, conforme o edital. Serão 14 trens para operar inicialmente em oito estações.

O projeto é o primeiro em andamento no país que vai contar com certificação acreditada e global de segurança para os sistemas, executadas por uma empresa totalmente independente.

“Serão mais de 300 interfaces avaliadas entre os diferentes sistemas para garantir o pleno funcionamento do monotrilho. A auditoria dos principais sistemas na linha será realizada visando garantir os requisitos de Nível de Integridade da Segurança (Safety Integrity Level) que, em alguns casos, são SIL 4, nível mais estrito estabelecido pelas normas brasileiras que foram baseadas no conjunto de normas internacionais CENELEC EN 50126, 50128 e 50129 “, afirma Marcos Camelo, gerente da área de ferrovias da TÜV Rheinland Brasil.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.