Mato Grosso desiste de VLT e vai construir um BRT no lugar

Foram mais de R$ 1 bilhão repassados para o consórcio e 44 trens comprados. Mas o Governo do Estado do Mato Grosso desistiu de concluir o VLT que ligaria Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com a administração estadual, estudos técnicos sobre a implantação do meio de transporte urbano é inviável para região Metropolitana da Capital. A decisão foi anunciada pelo governador Mauro Mendes durante coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira, 21 de dezembro, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O governo estadual diz que os investimentos para as obras do VLT passam de 760 milhões de reais, enquanto que para o BRT são cerca de 430 milhões, já com aquisição de 54 ônibus articulados. Além disso, o valor da passagem do VLT é de 5 reais e 28 centavos e para o BRT é de 3 reais e 4 centavos.

O chefe do Executivo Estadual diz ainda que o Governo trabalha para, até o mês de maio de 2021, publicar o edital para a contração da empresa que vai construir o novo eixo de transporte, e até agosto, a assinatura de contrato e ordem de serviço para início das obras.

O governador disse também que o Estado vai pedir na Justiça devolução de 676 milhões de reais para ressarcimento dos prejuízos causados ao erário público com o VLT.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.