https://youtu.be/tlQDMHc2-mg
A cidade de São Paulo completa nesta segunda-feira, 467 anos, e a maior capital da América do Sul conta com números gigantes a nível mundial, no ponto de vista da mobilidade urbana. Confira vídeo acima e texto abaixo:
Maior sistema de ônibus do mundo 14.406 veículos
É considerado o maior sistema de ônibus do mundo servindo apenas uma cidade. As mais de 1300 linhas abrangem mais de 90% do viário do município.
Maior malha de Metrô do Brasil: 101,4 km
São Paulo conta com a maior malha de Metrô Brasileira, com seis linhas, sendo cinco de Metrô, e uma de monotrilho. Sem contar os cerca de 135 km de trilhos da CPTM que estão na cidade de São Paulo.
Monotrilho com maior capacidade do mundo
Está na cidade de São Paulo o monotrilho de maior capacidade do mundo, que é o da linha 15-Prata. Quando estiver completo, ligando o Ipiranga até a Cidade Tiradentes, poderá chegar a marca de 600 mil passageiros por dia. Foi projetado para transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido, com seus trens que contam com sete carros.
Maior linha de ônibus do mundo passa por São Paulo
A maior linha de ônibus do mundo está na América do sul, e liga o Rio de Janeiro e São Paulo, até Bogotá na Colômbia. São ao todo 14 mil quilômetros, percorridos em dez dias, cortando mais de 150 cidades de quatro países – Brasil, Peru, Equador e Colômbia.
Segunda linha de trem mais lotada do mundo
São Paulo aparece três vezes no top 10 mundial de linhas de metrô/trem com o maior número de aglomerações. Ocupando a segunda posição está a Linha 11 (Coral), na quarta posição está a Linha 8 (Diamante) além da Linha 9 (Esmeralda). O levantamento é do Google Maps.
Impressionante, nós que moramos em SP não percebemos a grandiosidade dessa cidade. Parabéns Renato pelo site e parabéns São Paulo pelo aniversário.
Orgulho desta cidade! O planejamento do sistema metroferroviário tem acelerado nos últimos anos para atender cada vez mais a demanda e vemos a implantação de um sistema cada vez mais próximo à altura do que a cidade necessita.