A extensão da Linha 2-Verde do Metrô quando foi anunciada no começo da década passada, previa a ligação da Vila Prudente até a futura estação Dutra em Guarulhos. Mas a chegada do meio de transporte na segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil, não deve ocorrer quando a Linha 2 cruzar com a Linha 3 na Zona Leste de São Paulo.
Após anunciar a retomada da extensão da Linha 2-Verde até a Penha, no ano de 2019, moradores de Guarulhos questionaram o que seria o adiantamento da chegada do Metrô até o município. Mas, segundo a administração estadual, ainda naquele ano haveria anúncios do meio de transporte em Guarulhos.
“Vamos ter um outro ato, em algum momento, neste ano ainda, anunciando a segunda etapa até Guarulhos. Vai até Guarulhos“, disse o Governador João Doria em 2019, sem confirmar prazos.
Mas as novas diretrizes do Metrô apontam para um horizonte distante para a execução da extensão. Em uma resposta nas redes sociais, o presidente da empresa, Silvani Pereira, disse que as obras entre Penha e Dutra só começam após a conclusão até a Penha, ou seja, não ocorrerá antes de 2026. “A estação Dutra faz parte da segunda etapa de construção da Linha 2 – Verde e o início da sua construção está previsto após a construção do trecho entre as estações Vila Prudente e Penha”, disse Silvani.
Por outro lado, de acordo com um texto do site Metrô/CPTM, documentos associados à licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste apontam que a gerência de projetos da companhia enxerga que “como premissa que a Linha 19-Celeste seja construída antes da extensão da Linha 2 -Verde até a estação Dutra (também no município de Guarulhos)”.
Há um temor em que a chegada da Linha 2 antes da linha 19 possa superlotar o eixo metroviário que passa embaixo da Avenida Paulista. Falando sobre a Linha 19, que vai ligar o Bosque Maia até o Anhangabaú, no centro da capital paulista, não há planos do início das obras na atual gestão, que termina em 2022.
Para mim a linha 19 deveria sair de Campo Belo como está no projeto. Isto faria com que esta linha pudesse utilizar o pátio Guido Caloy, que já está pronto, economizando tempo e dinheiro. A linha 2 não deveria ir para Guarulhos e sim ir até a Lapa saíndo da futura estação Tiquatira, fazendo integração com as linhas 12 e 13 da CPTM, fazendo integração com as linhas azul, laranja do metrô e com as linhas da CPTM na Lapa. A linha azul do metrô poderia ser expandida até a Vila Galvâo fazendo a integração com a EMTU. Ao longo do arco norte poderiam ser feitos terminais de ônibus, o que melhoraria a mobilidade da zona norte. Isto também melhroraria muito os bairros da zona norte. Infelizmente as autoridades competentes pensam por critérios políticos e não pensam a longo prazo e provavelmente não utilizam o transporte coletivo no seu dia a dia, pesam mais critérios políticos que técnicos.
Os gestores vem protelando e colecionando fracassos com sucessivos erros de planejamento ignorando o “Plano Diretor”, divulgando e iniciando novas linhas de forma concomitante sem concluir as que estão iniciadas, invertendo prioridades, fazendo politicagem com os projetos, desperdiçando o dinheiro público.
A Linha 20-Rosa que foi utilizada como barganha por causa do monotrilho da Linha 18-Bronze não é mais prioritária.
Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado o cancelamento dos estudos da Linha 20-Rosa no ABC que chegará até só São Judas, desta forma deveremos estar vacinados, e não termos a ilusão que o anunciado se concretizará, pois sua execução e chegada é para o mínimo 15 anos, ou seja, após a década de trinta, lembrando que não existe continuidade e compromissos com isto com relação que o próximo governante que virá após 2022 mesmo sendo do mesmo partido como aconteceu recentemente.
As próprias declarações de Alckmin confirmaram estas afirmações recentemente.
Guarulhos é o segundo mais populoso município do Brasil, com mais de um milhão de habitantes é outro caso em que ao invés de expandir a linha 13-Jade que hoje está ociosa com a construção e expansão de quatro novas estações para Bonsucesso onde se construiria um pátio de manutenção, e aguardaria a chegada da Linha 2-Verde por volta de 2028, desta forma a alegação de saturação não existirá, pois a Linha 13-Jade já estará lá, e o município finalmente teria uma linha da CPTM e uma do Metrô ainda nesta década, mas não, se preferiu anunciar uma nova Linha do Metrô 19-Celeste pra depois de 2034 para só após concluir a 2-Verde.
Hahahahah
Se o retorno de Bonsucesso, de pouco mais de 1km já tem 15 anos e não foi concluído e inda assim é um projeto totalmente errado, imagina esse metrô.