Nenhuma cidade da América Latina vem investindo tanto em ônibus elétricos que Bogotá, na Colômbia. A cidade apostou as fichas no TransMilenio, um sistema de corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit que é referência no mundo, alguns transportando mais de 500 mil passageiros por dia.
A cidade também trabalha para a construção da primeira linha de Metrô, já que os corredores não estão mais dando conta do recado. Mas mesmo assim é preciso continuar a investir no transporte de baixa e média capacidade.
Recentemente a BYD ganhou mais um novo pedido na cidade e deve fornecer outros 406 ônibus elétricos. A fabricante chinesa trabalhará em conjunto com a Superpolo, empresa colombiana de ônibus, que fará parte da carroceria.
O novo anuncio é mais ousado. As operadoras locais anunciaram nesta semana a aquisição de mais 1.002 veículos da empresa chinesas, de modelo “BYD eBus-9” de 9 metros de comprimento e “BYD eBus-12” de 12 metros de comprimento. A BYD fabricará os ônibus em cooperação com as carrocerias colombianas “Superpolo” e “Busscar”. Somado a aquisições recentes, a frota de e-bus na capital da Colômbia deve chegar a marca dos 1.550.
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