O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, usou as redes sociais para comunicar que houve uma reunião entre o governador João Doria, equipes da GRU Airport e Agência Nacional de Aviação Civil – Anac para tratar dos próximos passos do People Mover, que ligará a Estação Aeroporto da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, aos terminais do Aeroporto de Guarulhos.
Segundo o ex-ministro das cidades do governo Temer, a ordem de serviço para o início das obras deve ocorrer em março.
“Estabelecemos o plano de trabalho e cronograma de execução das obras. Após liberação do TCU pelo ministro Vital do Rêgo, os órgãos firmaram compromisso de emitir a ordem de serviço na segunda quinzena do mês de março”, disse o titular da pasta.
O meio de transporte de baixa capacidade é a posta das autoridades para agilizar o acesso da capital paulista e da malha metroferroviária até os terminais de embarque. A linha 13-Jade não chega de fato aos pontos de embarque do Aeroporto, sendo preciso utilizar um ônibus para completar o acesso.
Essa linha é o abuso mais flagrante de dinheiro público que eu já vi. Usei algumas vezes e é chocante como o negócio é incapaz de atender a única razão de sua existência.
Este é mais um legado de uma nefasta administração federal, que nada fez pela mobilidade no país todo por quase 4 mandatos e que pouco se empenhou para que a Gru airport acomodasse a estação da linha Jade, preferindo instalar um “shopping”, que como sabemos, não saiu do papel, sendo apenas um mero pretexto. Apesar de todo o boicote federal a esta importante linha até seu término pelo governo do estado, a construção do People Mover vai enfim atribuir-lhe sua finalidade devida.