As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, serão concedidas para a iniciativa privada, e o recebimento das propostas está marcado para o dia 02 de março de 2021.
Além dos investimentos na ordem de R$ 3,2 bilhões, o novo operador deverá comprar mais 34 composições para operação das ferrovias. O contrato será de 30 anos.
O jornal Valor Econômico elencou os possíveis candidatos que podem participar da disputa para a operação dos dois atendimentos mais rentáveis da operadora de trens na região metropolitana de São Paulo e Jundiaí.
A publicação destaca pelo menos alguns grupos: A CCR, que atualmente opera as linhas 4 e 5 do Metrô, um consórcio formado pelo grupo Itapemirim e pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), a fabricante de trens Alstom.
A novidade que o jornal destaca é o interesse do grupo espanhol Acciona, responsável pela Linha 6-Laranja, em São Paulo. Outra empresa espanhola que poderia compor um consórcio é a fabricante de trens CAF. Há também interesse do grupo Pátria, de acordo com o texto.
só uma correçao, sao 3,2 bilhoes em investimento incluindo os 34 trens.
Odebrecht? É piada?