Contrato para BRT elétrico do ABC é assinado e secretário promete operação em 2022

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante reunião com o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, informou que o contrato para construção do BRT entre São Bernardo e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul, foi assinado.

De acordo com um vídeo postado nas redes sociais do prefeito, os ônibus serão todos elétricos, e o secretário promete a operação do BRT já em dezembro de 2022.

O corredor terá 19 quilômetros de extensão, deve ligar a região do Paço Municipal até a estação Sacomã, e prevê investimentos de R$ 1 bilhão de reais.

Metra

A Metra, operadora do corredor de trólebus São Mateus-Jabaquara e Diadema-Brooklin, ficará responsável pela construção e operação do BRT ABC, além de toda a Área 5 com suas linhas e operações, e também a prorrogação da concessão do corredor ABD por mais 25 anos.

Em março de 2021, o governador João Doria assinou decretos que concedem e estabelecem esse novo cenário no ABC Paulista.

O decreto usou como base o parecer de conselhos de Parceira Público Privada- PPP, além da lei estadual nº 16.933, de 24 de janeiro de 2019, que norteia prorrogação e relicitação de contratos.

Foto: Victor Oliver

Monotrilho enterrado

No caso do BRT do ABC, a concessão enterra de vez o projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze, que ligaria a estação Tamanduateí e São Bernardo do Campo, passando por Santo André e São Caetano do Sul. O corredor de ônibus deve ligar o ABC até a estação Sacomã.

O governo do Estado diz que o BRT poderia transporte o mesmo número de passageiros que o monotrilho, custando mais barato. O fato da demanda é contestado pela empresa que venceu a disputa para operar A linha 18. Os dados mais atuais do governo dizem que a demanda do BRT seria de 150 mil passageiros por dia, contra 340 mil de estudos anteriores do próprio governo. Já sobre a área 5, todos os contratos de permissão com as atuais operadoras serão extintos até março de 2022.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.