O Governo Estadual deve reunir prefeitos do Grande ABC para apresentar o projeto do BRT (Bus Rapid Transit), que deve ligar a região a São Paulo. A informação é do Repórter Diário.
Segundo a publicação, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, sugeriu a ideia de reunir os sete chefes de Executivo com o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), para que a proposta fosse explicada. A entidade regional resolveu estender o convite para os presidentes de cada Câmara que formam o GT (Grupo de Trabalho) Legislativo, assim dando voz para todas as situações.
Ônibus no lugar do monotrilho
O projeto do corredor de ônibus foi prometido em substituição a finada Linha 18-Bronze do monotrilho, onde o anúncio ocorreu em 3 de julho de 2019. O Governo diz que o BRT vai transportar o mesmo que o sistema sobre trilhos, com um custo menor. Há no entanto divergências sobre a comparação do carregamento nos dois meios de transportes. Uma reportagem do site Metrô/CPTM com Maciel Paiva, CEO da concessionária que seria responsável por construir e operar a Linha 18-Bronze, mostra que o monotrilho poderia carregar mais que o dobro de usuários.
O corredor de ônibus, por sua vez, será construído e operado pela Metra, que era a maior prejudicada com a construção da Linha 18, já que ambos os sistemas serviriam como acesso ao passageiro que parte do ABC em direção à malha metroferroviária.
Apesar da substituição de tecnologia em 2019, até agora as obras não começaram. Já sobre a reunião, não há uma data exata para o encontro.
Boa Tarde!
Só vou acreditar quando começarem a remover aquela favela que fica em cima da avenida Lauro Gomes do lado de Santo André. Alí está assinalado que serão as paradas Abraão Ribeiro e Vergueiro…. Para começar as obras a Metra vai ter primeiro que realocar aquelas familias que se instalaram ilegalmente no local á décadas.